Liderança Compartilhada e Assertividade

Liderança compartilhada e assertividade

 

Liderança Compartilhada e Assertividade

Liderança compartilhada é tirar o poder absoluto do líder. A liderança circula.
Todos na equipe têm a sua participação e a sua voz ativa. Todos são assertivos.
Liderança compartilhada é dar autonomia a cada funcionário democratizando as tomadas de decisões e as responsabilidades.

O líder precisa engajar os colaboradores, fazê-los se sentirem motivados a comunicar pensamentos e sentimentos. O que é assertividade? É comunicar com segurança, confiança, coragem e respeito. A liderança compartilhada e assertiva não está centrada numa só pessoa, mas sim nas relações de confiança entre os colaboradores.

horizontalização das decisões conforme a competência de cada funcionário.

É impossível ao líder cuidar de tudo e de todos. É necessário delegar, empoderar os colaboradores.  A liderança compartilhada e assertiva assume papel relevante, pois há cada vez mais deveres a se cumprir, os projetos precisam estar prontos cada vez mais rápido, a cobrança é cada vez maior.

Na liderança compartilhada e assertiva todos devem ter autonomia profissional. Todos os colaboradores têm responsabilidades suficientes para comunicar e liderar ações, tornando-as bem-sucedidas.

Na liderança compartilhada e assertiva cada funcionário assume um protagonismo e autoridade para lidar com assuntos e atividades específicos, que antes não eram dadas por uma simples questão de hierarquia. Onde há muita hierarquia a comunicação assertiva é reduzida e os problemas aparecem. A hierarquia demasiada impõe o medo que inibe a proatividade e a proatividade.

A empresa moderna trabalha de forma mais comunicativa, interativa, com a equipe entrosada e disposta a incorporar uma relação de comunicação flexível no ambiente de trabalho.  Conta-se com a colaboração de todos onde cada um vai se auto responsabilizar para que as coisas aconteçam.

O fato dos funcionários terem voz ativa (= assertividade) no que diz respeito às suas atividades, já tem um grande impacto para eles. O reconhecimento dentro da empresa é algo que traz satisfação e engajamento.

 

Todo o segredo da liderança compartilhada e assertiva está no diálogo franco com o outro.
Cada funcionário pode responder pela área que tem maior desenvoltura e essa mudança reflete em todo o processo. As pequenas mudanças transformam o grupo numa equipe autônoma ou auto-gerenciável que saberá conduzir todo o trabalho na presença ou ausência do líder.

A liderança participativa e assertiva mostra aos colaboradores que a empresa confia em suas habilidades e os encoraja a serem melhores profissionais. Ela torna os funcionários altamente motivados, o que traz benefícios como o aumento da produtividade, do engajamento, melhorias no trabalho e na comunicação, autogerenciamento, flexibilidade, entre muitos outras vantagens para a empresa e os colaboradores.

Como formar equipes com liderança compartilhada e assertiva?

É preciso avaliar se os colaboradores são maduros/experientes para lidar com as responsabilidades que a nova situação irá exigir. Será necessário fazer um trabalho de conscientização por meio de treinamentos, falando do que se trata a liderança compartilhada e assertiva e o que será preciso que cada um desenvolva, para que o modelo tenha possibilidades de ser construído de maneira positiva e sustentada.

Outro fator fundamental para fazer com que a liderança compartilhada e assertiva dê certo é mostrar, principalmente aos gestores, que o modelo traz bons resultados a todos os envolvidos no processo.

Dificuldades para a implantação da liderança compartilhada:
Resistência daqueles que ocupam cargos de gestão e são centralizadores e dos colaboradores, que já estão acostumados com uma gestão menos participativa. Chefes mandões, chefes fechados, chefes medrosos, chefes bonzinhos demais, chefes parciais, colocam em risco o modelo de liderança compartilhada e assertiva.

Verifique na lista do site os vários tipos de curso de Liderança que oferecemos.
Use o WhatsApp 41 9.8525-1140 e tire suas dúvidas.

Flávio Roberto Pereira Selo de Qualidade

Prof. Flávio Pereira.

Enviar um e-mail para Flávio

Facebook Psicologo Curitiba Google+ Psicologo Curitiba