Assertividade, Afirmação Pessoal, Comunicação Eficaz

Assertividade, Afirmação Pessoal, Comunicação Eficaz

Assertividade, Afirmação Pessoal, Comunicação Eficaz

Assertividade, Afirmação Pessoal, Comunicação Eficaz


Assertividade é falar a coisa certa, de modo certo, no momento certo, na dose certa, para a pessoa certa, no tempo certo e no local certo.

Ser assertivo é dar respostas apropriadas nas diferentes situações da vida e no dia a dia,  é ser educado, enxergar os seus direitos e os dos outros que o cercam.

Quando a pessoa é assertiva obtém mais vantagens  nas relações interpessoais, no trabalho, valoriza-se mais como pessoa, faz mais amigos, tem opinião própria, escolhe por si e sente-se bem por isto; tem pouco sentimentos de inseguranças, vergonha, culpa, valoriza os outros e é mais respeitada por isto, vive mais e é mais feliz. A pessoa assertiva é amigável, serena e equilibrada.

 

VANTAGENS EM SER ASSERTIVO:

  • Fazer mais amigos e clientes.
  • Gerar cooperação e qualidade nas relações interpessoais.
  • Ser mais respeitado.
  • Mostrar que é civilizado e educado.
  • Mostrar que tem inteligência emocional.
  • Controlar as próprias emoções.
  • Melhorar os resultados.

 

AGRESSIVIDADE

 

Não confunda ser assertivo com ser agressivo. A pessoa agressiva ao se expressar ou reivindicar, prejudica os direitos dos outros; ela deprecia, valoriza-se às custas dos demais, fala causando impressões negativas, se exalta e fere. Resultado: deixa os outros na defensiva e não atinge plenamente os objetivos desejados; se os atinge, faz inimigos. Aparentemente tem muita autoconfiança, mas sua agressividade esconde uma pessoa muito insegura e complexada. A pessoa agressiva é bastante sensível à crítica. Vive em atrito com os outros. Sente-se constantemente ameaçada. Outras características do indivíduo agressivo: ansiedade, irritabilidade, faz poucos amigos;  é dominador, valentão, machão, rude, tem atitude de “sabe-tudo”, “professor de Deus” e acha que os outros são “burros”; odeia perder e fracassar. Tem dores de cabeça freqüentes, problemas gástricos, fadiga e estresse.

 

NÃO ASSERTIVIDADE

 

A pessoa não assertiva inibe-se quando precisa falar, ao falar sente-se culpada, nega a si própria, permite que os outros a rebaixem, tirem vantagem dela, escolham por ela, tem pouca personalidade. Tem medo dos outros, sente culpa quando não empresta algo a alguém. Resultado: vive frustrada, ansiosa, sente-se ferida, magoa-se facilmente devido sua auto-desvalorização. É visto como pessoa tímida, acanhada. Sofre calada.

 

Verifique o exemplo a seguir e as três formas de comportamento que acabamos de estudar.

 

Paulo está num restaurante. Pede um bife bem passado e recebe um mal passado. Seu comportamento é:

 

Não-assertivo

Ele resmunga, promete para si próprio que não volta mais no local. Não fala nada para o garçom. Vai para casa frustrado.

 

Agressivo

Paulo ridiculariza, humilha, é grosseiro com o garçom. Recebe o bife do jeito que quer. Sente-se o maioral. Deixa o garçom muito zangado e embaraça a todos ao seu redor.

 

Assertivo

Paulo lembra ao garçom que pediu um bife bem passado. Solicita polidamente a troca do bife. Recebe um novo. O garçom pede desculpas. Paulo fica satisfeito consigo mesmo.

 

Faça sua inscrição no curso de Assertividade ou Comunicação Eficaz, individual, ou faça uma cotação de treinamento in company.
Entre em contato pelo WhatsApp 41 9.8525-1140, telefone 41 3029-8015 ou email: flaviopereira@institutoflaviopereia.com.br

Flávio Roberto Pereira Selo de Qualidade

Prof. Flávio Pereira.

Enviar um e-mail para Flávio

Facebook Psicologo Curitiba Google+ Psicologo Curitiba